segunda-feira, 29 de março de 2010

Você sabe porque Jesus montou em um burrinho?

Olá irmãos!!!!!!!

Ontem, na celebração do Domingo de Ramos em minha comunidade, o diácono João Begiato nos fez esse questionamento: por que Jesus montou em um burrinho para entrar em Jerusalém, sendo que Ele sempre ia a pé até o povo?

Vou tentar, dentro de minhas limitações, transcrever esse brilhante comentário, que nunca mais vou esquecer!

No Evangelho de Lucas, proclamado antes da procissão de Ramos, assim é dito:

"29. Chegando perto de Betfagé e de Betânia, junto do monte chamado das Oliveiras, Jesus enviou dois dos seus discípulos e disse-lhes: 30. Ide a essa aldeia que está defronte de vós. Entrando nela, achareis um jumentinho atado, em que nunca montou pessoa alguma; desprendei-o e trazei-mo. 31. Se alguém vos perguntar por que o soltais, responder-lhe-eis assim: O Senhor precisa dele. 32. Partiram os dois discípulos e acharam tudo como Jesus tinha dito. 33. Quando desprendiam o jumentinho, perguntaram-lhes seus donos: Por que fazeis isto? 34. Eles responderam: O Senhor precisa dele. 35. E trouxeram a Jesus o jumentinho, sobre o qual deitaram seus mantos e fizeram Jesus montar. 36. À sua passagem, muitas pessoas estendiam seus mantos no caminho. 37. Quando já se ia aproximando da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, tomada de alegria, começou a louvar a Deus em altas vozes, por todas as maravilhas que tinha visto. 38. E dizia: Bendito o rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu, alguns e glória no mais alto dos céus 39. Neste momento fariseus interpelaram a Jesus no meio da multidão: Mestre, repreende os teus discípulos. 40. Ele respondeu: Digo-vos: se estes se calarem, clamarão as pedras!"

Neste evangelho, como muitos sabem, o jumentinho, ou burrinho, é uma alusão a nós mesmos! E, se analisarmos bem, temos muito em comum com esse animal!

É um bicho que aguenta muito peso, e pode subir as altas montanhas e descer os vales sem se cansar muito, já sabendo para onde deve ir. No nordeste do Brasil, por exemplo, é muito utilizado, e vai sozinho trilhando os caminhos, até encontrar seu condutor! É muito útil, e naquela época era muito valorizado por transportar peso por longos trajetos.

E nós, quantas vezes temos que carregar o peso da responsabilidade de toda uma vida, de nossos trabalhos, estudos, família? Quantas vezes temos que percorrer abismos, vencer montanhas, carregando nossos sofrimentos e angústias e sem a ajuda de ninguém? Não é fácil!

E você já chamou alguém de burro? Quantas "burrices" não fazemos em nossa vida? Da mesma forma que o burrinho é muito útil, quando empaca, ninguém tira do lugar! É muito teimoso, e assim também somos por insistir em nossos pecados, de negar a Jesus, de crucificá-lo com nossas próprias vaidades.

Agora, veja o que diz o versículo abaixo, em Êxodo 13, 13:

Entretanto, resgatarás com um cordeiro todo primogênito do jumento; do contrário, quebrar-lhe-ás a nuca. Todo primogênito dos homens entre teus filhos, resgatá-lo-ás igualmente.

Os primogênitos de animais eram sacrificados para agradar a Deus. Porém, como o jumento era muito útil, os hebreus podiam trocá-lo por um cordeiro para sacrificá-lo no lugar dele.

Nesta riquíssima simbologia, Jesus é o Cordeiro de Deus, que resgatou o jumentinho que ia para o sacrifício!!!!

Nossas nucas estavam para serem quebradas, nossas vidas estávam para serem destruídas, mas o Cordeiro de Deus nos resgatou, o Cordeiro de Deus nos salvou da morte dando sua própria vida!

É isto que celebramos nessa Semana! É este o mistério para o qual somos chamados a viver cada dia de nossa vida!

E, se você, querido(a) irmão(ã), não se sente digno de tudo isso, o Senhor diz: Se alguém vos perguntar por que o soltais, responder-lhe-eis assim: O Senhor precisa dele.

O Senhor precisa de você, pobre jumentinho! Pois você O levará para o mundo, a todos os cantos, a todos os lugares, anunciando a Boa Nova!

Que possamos a cada dia, a cada ensinamento, levar Cristo àquele que necessita, e anunciar as maravilhas do Senhor!

Vivamos intensamente essa Semana Santa!

Que a Paz de Cristo esteja com todos vocês!!

Giovanna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Locations of visitors to this page