segunda-feira, 29 de março de 2010

Estamos na Semana Santa!

Domingo de Ramos: hino ao seguimento de Jesus


O Pontífice guia a procissão dos ramos no papamóvel

CIDADE DO VATICANO, domingo, 28 de março de 2010 (ZENIT.org).- O seguimento de Jesus, caminho da verdadeira alegria, é o tema que guia o Domingo de Ramos, recordou Bento XVI hoje de manhã, ao presidir a solene celebração litúrgica na Praça de São Pedro.

O Papa, que fará 83 anos no próximo dia 16 de abril, começou a celebração, como de costume, aos pés do obelisco da Praça de São Pedro.

Depois, guiou a procissão dos ramos – pela primeira vez, no papamóvel – até o altar central, dando uma volta mais longa que o habitual, para abençoar os ramos de oliveira e as palmas.

Ao término da procissão, presidiu a Missa da Paixão do Senhor, da qual participaram jovens de Roma e de outras dioceses, por ocasião da 25ª Jornada Mundial da Juventude.

“Ser cristãos significa considerar a via de Jesus Cristo como a via justa para sermos homens – aquela via que nos conduz à meta, a uma humanidade plenamente realizada e autêntica”, explicou em sua homilia.

“Ser cristão é um caminho, ou melhor, uma peregrinação, um caminhar juntamente com Jesus Cristo. Ir naquela direção que Ele nos indicou e indica.”

Subir a Deus

“De que direção se trata? Como a encontramos?”, perguntou-se. “Trata-se de subir à verdadeira altura do ser humano”, respondeu.

Jesus, de fato, “caminha à nossa frente e se dirige ao alto”, conduzindo-nos “às alturas de Deus, à comunhão com Deus, ao ser-com-Deus. Esta é a verdadeira meta; e a comunhão com Ele, o caminho”.

Este caminhar com Cristo é, “ao mesmo tempo, um caminhar no ‘nós’ daqueles que querem seguir com Ele. Ele nos introduz nesta comunidade”, disse.

“Seguir este caminho é também ser conduzidos, transportados. É Jesus que nos atrai e nos sustenta.”

“Faz parte do seguir a Cristo que nos deixemos integrar nesta ‘comitiva’; que aceitemos que não podemos fazer isso sozinhos – acrescentou. Faz parte dela esse ato de humildade, entrar no ‘nós’ da Igreja.”

A importância da cruz

A cruz, segundo o Papa, é parte integrante dessa subida.

“Como nos assuntos deste mundo não podemos conseguir grandes resultados sem renúncia e duro exercício (...), assim, o caminho rumo à vida eterna, rumo à realização da própria humanidade, está ligado à comunhão com Aquele que subiu à altura de Deus através da cruz”, explicou.

A cruz, portanto, “é expressão do que o amor significa: só quem perde a si mesmo se encontra”.
“Maratona litúrgica”

Com a celebração do Domingo de Ramos, começou “esta semana grande e santa, na qual celebraremos os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do nosso Senhor”, explicou o Papa depois da Missa, ao introduzir o Ângelus.

O Papa convidou a “participar com especial fervor das celebrações litúrgicas dos próximos dias, para experimentar e alegrar-se com a infinita misericórdia de Deus, que, por amor, nos liberta do pecado e da morte”.
Com a celebração deste domingo, o Pontífice iniciou o que poderia ser chamado de “maratona litúrgica” da Semana Santa: mais de duas horas de celebrações nesta manhã, as duas celebrações da Quinta-Feira Santa, as duas celebrações da Sexta-Feira Santa, a Missa da vigília pascal – com Batismo de adultos – e a celebração da manhã da Páscoa, com a bênção Urbi et Orbi.

Além disso, este ano haverá outra celebração importante: a Missa de aniversário do “nascimento no céu” de João Paulo II, que será realizada amanhã, 29 de março, às 18h, em São Pedro, de forma antecipada, já que o papa polonês faleceu no dia 2 de abril de 2005 (que neste ano coincide com a Sexta-Feira Santa).

A audiência geral da quarta-feira será mantida, também na Praça de São Pedro.


---------------

Que nós possamos adentrar a este mistério de salvação com todo o coração, e viver intensamente a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor!

Que a Paz de Cristo esteja com todos vocês!

Giovanna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Locations of visitors to this page