quinta-feira, 18 de março de 2010

A importância da comunidade

C.50.6 Comunidade eclesial e apostolado dos leigos

§900 Uma vez que, como todos os fiéis, os leigos são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, eles têm a obrigação e gozam do direito, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente por meio deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que sem ela o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito.

Esta é a definição dada pelo Catecismo da Igreja Católica às Comunidades Eclesiais. E, na preparação para nossa peregrinação, este parágrafo não poderia fazer mais sentido! A comunidade é nosso berço: onde nascemos, somos batizados, crescemos na fé e somos chamados a evangelizar, a discernir nossas vocações e a partilhar. É nela que descobrimos a beleza da fé, do amor ao próximo, da doação de cada um.

Particularmente, tenho experimentado esse amor imenso da minha comunidade para com nosso pequeno grupo que, com a graça de Deus, vai representá-la em Madri ano que vem. Em toda minha paróquia, surgem os irmãos dispostos a dar, nem que seja R$1,00, para nos ajudar nas arrecadações! E como esse "um real" é bendito!

Há aqueles que fizeram biscoitos para vendermos. E há aqueles que doam a farinha para fazer os biscoitos! Há quem doe eletrônicos para rifar e há aqueles que não podem doar coisas físicas, mas doam a oração, que por si só já vale mais que tudo!

Todos, à sua maneira, provam que a comunidade é o melhor lugar em que poderíamos estar. Ah, que orgulho da minha comunidade, da minha Paróquia Santa Gertrudes, da capela Nossa Senhora da Conceição que me viu nascer! Que orgulho da minha Igreja!!!!! Vemos viva nela a Face de Cristo!!

E você, querido irmão ou irmã, não deixe de organizar seu grupo em sua comunidade! Não faça algo "a parte", pois toda a comunidade caminha, arrecada e peregrina junto conosco! E, quando estivermos lá, diante do Papa, eles estarão rezando por nós, em plena comunhão!!! A comunidade cresce, se une, e se torna mais forte em Cristo! Valorize sua igreja, sua paróquia, pois com certeza ela também precisa de sua oração, de seu amor para que a mensagem de Cristo chegue aos necessitados!


Bendita seja sua comunidade!

Que a Paz de Cristo esteja com vocês!

Giovanna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Locations of visitors to this page