quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Nossa Senhora da Almudena, rogai por nós!


Nossa Senhora da Almudena - Padroeira de Madri - Espanha




Olá pessoal, tudo bem com vocês?!

Que tal conhecer um pouquinho da história do título de Nossa Senhora da Almudena, padroeira de Madri e consequentemente da Jornada?

A tradição nos conta que o apóstolo São Tiago, passando pelo território da vila de Madri, construiu uma capela, que depois se tornaria uma grande igreja, dedicada à Maria Santíssima e ali colocou uma imagem esculpida em madeira. No ano de 714 a cidade foi invadida por mouros, e os moradores, vendo que não seria possível resistir, pensaram em como poderiam guardar a imagem dos ataques. Decidiram escondê-la na muralha da cidade.

Cerca de trezentos anos depois, com a conquista de Madri pelo rei de Castela D. Afonso VI, a igreja, que havia sido transformada em mesquita pelos mouros, foi novamente consagrada. O rei, conhecendo a história da imagem, começou uma grande busca para encontrá-la, sem obter sucesso primeiramente. Porém, na mesma noite das buscas, a muralha da cidade cedeu,
e a imagem foi encontrada intacta, ainda com velas que haviam sido postas há 300 anos atrás!

A imagem foi introduzida de forma solene na igreja, sendo colocada no altar que a pertencia.

O nome "Almudena" provém de "mercado", pois havia um mercado perto do local onde a imagem foi encontrada!! Após esse fato a fervorosa devoção à Maria na cidade ganhou mais força!

Interessante, não é?!

Quer saber um pouco mais?

Fonte: http://www.geocities.com/Heartland/Bluffs/6737/Almudena/Almudena.htm

Que a Paz de Cristo esteja com todos vocês!

E, Nossa Senhora da Almudena, rogai por nós!

Giovanna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Locations of visitors to this page