terça-feira, 7 de abril de 2009

Patriarca latino de Jerusalém divulga mensagem para Páscoa

Rádio Vaticano



''Durante a Semana Santa, Deus nos dá a graça de reviver o evento da Salvação''.

O patriarca latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal, em sua mensagem para a Páscoa, exortou os cristãos a exercitarem a esperança e a renovação espiritual. No documento, o patriarca recorda os momentos mais importantes da Semana Santa, convidando os fiéis a se identificarem com Cristo.

Dom Twal narra os cinco eventos centrais da Semana Santa, ou seja, o Domingo de Ramos, a Quinta, Sexta e Sábado Santos, até a Ressurreição do domingo.

O patriarca latino de Jerusalém observa que não se tratam de eventos históricos celebrados, a cada ano, de modo piedoso, em permanecemos alheios ao drama neles contidos. De acordo com o bispo, os cristãos "estão dentro desse drama" e participam "do mistério da Salvação e o mistério de Salvação se cumpre neles".

"Durante a Semana Santa, Deus nos dá a graça de reviver o evento da Salvação: com Jesus e em Jesus passaremos da morte à vida, nos despiremos do homem velho, para nos revestir do homem novo. Esta semana é a síntese de toda a nossa vida cristã".

Em seguida, convidando os fiéis a não desviarem o olhar de Cristo, aquele que "nos toca e nos transforma de modo profundo", Dom Twal se detém sobre o Domingo de Ramos e sobre a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, "aclamado como um rei".

O patriarca chama a atenção para o fato que os cristãos devem compreender que Jesus "é o Messias eterno, o Salvador da humanidade, muito acima das nossas estruturas políticas e das nossas divisões".

Dom Twal volta a sua atenção para a Quinta-feira Santa, durante a qual Jesus se faz servidor de seus discípulos, retira-se sozinho para rezar, é detido e renegado por Pedro. "Quantas vezes também nós traímos a confiança do Senhor, dos nossos amigos e das pessoas que amamos?", pergunta ele. "E em cada um de nós existe um Pedro que tem a audácia de assegurar os milagres e a coragem de renegar."

Já na Sexta-feira Santa e Jesus é crucificado: "Ver Cristo na cruz é uma provação para a nossa fé. O nosso coração encontra-se dividido entre a compaixão e a rebelião": a primeira, porque vemos sofrer Aquele que só fez o bem; a segunda, porque vemos impotente Aquele que é Onipotente.

O Sábado Santo é chamado pelo patriarca do "dia do porquê": "As nossas esperanças desapareceram. O nosso único conforto nos é dado por Maria, a Mãe, que nos convida a ter fé, a esperar contra toda a esperança". "Maria crê com o coração, com toda a alma, com todas as suas forças. Façamos como ela", exorta Dom Twal.

Finalmente, chega a Páscoa da Ressurreição: "O Senhor nos espera na Galiléia, e a Galiléia é a Igreja, a nossa casa, todos os lugares para onde o Senhor nos envia a fim de que sejamos testemunhas alegres da sua morte e da sua ressurreição".

"Cristo ressuscitou verdadeiramente. A aventura pode continuar. Aliás, tudo pode recomeçar, tudo é novo! Para nós, para o nosso país e para a nossa pátria. A salvação se realizou e deve ser anunciada a todos os homens", conclui o patriarca.

Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=272686

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Locations of visitors to this page