terça-feira, 28 de abril de 2009

Formação: São Luís Gonzaga

Olá mais uma vez pessoal!

Encontrei esse pequeno texto que retrata um pouquinho da vida de São Luís Gonzaga, Padroeiro da Juventude!!!


São Luís Gonzaga


21 de junho

São Luís Gonzaga, nasceu no dia 09 de março de 1568, em Mântua, Itália. Seu pai, Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione delle Stiviere e irmão do duque de mântua, gostaria que seu primogênito, seguisse seus passos de soldado e comandante no exército imperial. Com apenas 5 anos de idade, ele já vestia uma couraça, com escudo, capacete, cinturão e espada e marchava atrás do exército do pai, aprendendo o uso das armas com os rudes soldados. Recebeu educação esmerada e freqüentou os ambientes mais sofisticados da alta nobreza italiana: Corte dos Médici, em Florença; Corte de Mântua; Corte de Habsburgos, em Madri.

Mas aquele menino daria fama à família Gonzaga com armas totalmente diferentes e quando foi enviado a Florença na qualidade de pajem do grão-duque da Toscana, aos dez anos de idade, Luís imprimiu em sua própria vida uma direção bem definida, voltando-se à perpétua virgindade. Em sua viagem para a Espanha, onde ficou alguns anos como pajem do Infante Dom Diego, serviu-lhe para estudo da filosofia na universidade de Alcalá de Henares e a leitura de livros devotos. Após ter recebido a primeira comunhão das mãos de São Carlos Borromeu, decidiu para surpresa de todos, pela vida religiosa, entrando para a Companhia de Jesus, derrubando por terra os interesses nele depositados pelo seu pai, que o despachou para as cortes de Ferrara, Parma e Turim. Mais tarde, São Luís Gonzaga escreveu: "Também os príncipes são pó como os pobres: talvez, cinzas mais fedidas".

Renunciou ao título e à herança paternas e aos catorze anos entrou no noviciado romano da Companhia de Jesus, sob a direção de São Roberto Belarmino, esquecendo totalmente sua origem de nobreza, escolheu para si as incumbências mais humildes, dedicando-se ao serviço dos doentes, sobretudo na epidemia que atingiu Roma no ano de 1590.

São Luís Gonzaga, morreu no dia 21 de junho de 1591, tendo apenas 23 anos de idade, provavelmente tendo contraído a terrível doença.

São Luís Gonzaga é considerado "Patrono da Juventude", e seu corpo repousa na Igreja de Santo Inácio, em Roma.


O texto se encontra no site da Editora Cléofas e é do querido professor Felipe Aquino!

São Luís Gonzaga, rogai por nós!

Giovanna

Reunião da JMJ - Experiências

Olá pessoal! Depois de um loongo período sem post (infelizmente, o tempo não tem sido meu amigo rsrs!), volto com um pouquinho do que temos feito concretamente para levar a galera da minha paróquia para a JMJ.

Domingo, dia 26/04, ocorreu nossa reunião para tratar assuntos da JMJ!

Discutimos vários assuntos: camisetas para a Jornada, rifas, venda de doces e salgados, venda de livros, ajuda em eventos, arrecadação de latinhas, até mesmo serviço de informática vamos oferecer para arrecadar fundos!!!!! Tudo para levar o máximo possível de participantes para a peregrinação!

Mas, uma coisa que me chamou muito a atenção (por isso esse post é uma opinião pessoal) não diz respeito a nada disso, mas sim à união que essa Jornada está nos proporcionando!

Todos que estavam ali estão plenamente dispostos a ajudar, porque acreditam que a mensagem de Jesus possa ser levada até os confins da Terra. Essa JMJ está dando belos frutos, novas amizades, partilha de sofrimentos e dificuldades, está estreitando os laços entre todos da paróquia (até porque, sem a ajuda da comunidade não conseguiríamos!) e permitindo que conheçamos realidades diferentes, de pessoas diferentes, que antes apenas encontrávamos ocasionalmente nos eventos, na vida cotidiana da igreja. Que maravilha!

O mais legal de tudo é saber que os que estão ali não estão preocupados com a peregrinação em si, mas sim com evangelizar e, claro, converter os próprios corações, por causa da experiência que têm com Deus!!!!! Isso com certeza motiva qualquer um a pegar latinhas, vender doces, salgados, pedir muito a ajuda de todos, para talvez dormir ao relento na peregrinação rsrsrs!!!

Estou muito feliz por Deus permitir que vivamos essa "peregrinação antecipada", sobretudo pelas coisas maravilhosas que estamos vivenciando juntos!

Viva Jesus!!!!!

Espero que muitos outros grupos estejam vivendo o mesmo que nós, pois é muito bom!!!!!!!!

A Paz de Cristo esteja com todos vocês!

Giovanna

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Informações para a peregrinação

Boa tarde pessoal!!!! Depois de um feriadão abençoado, e conforme pedidos que me fizeram, estou postando aqui um link com informações sobre valores da peregrinação. Aqui encontrei a cotação da Agência Rainha da Paz Peregrinações, especializada em peregrinações católicas!

A Agência tem uma opção promocional para a peregrinação, que inclui toda a programação da jornada, com a inscrição, e mais dois dias de visitas por cidades espanholas.

É interessante para quem tem dúvidas quanto aos valores... Assim já dá pra ter uma idéia!

Outra Agência que conheço é a Memorial, que também organiza viagens para a Jornada. Porém acredito que ainda não haja algo sobre a Jornada no site rs!

De qualquer modo, vamos peregrinar!

PS.: Qualquer dúvida que possuam, sugestões, links, críticas, vcs podem enviar email para jmjmadri@gmail.com !!

A Paz de Cristo esteja com todos vocês!

Giovanna

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Curiosidades católicas

Boa tarde pessoal, tudo bem com vcs?!

Me desculpem o post tão tarde rs, mas creio que vou postar um dia sim e um dia não no blog, pelo menos por enquanto rs!

Estava vagando pela nossa querida Internet e encontrei um site muito legal, o Católicos no Japão, e fiquei muito feliz de saber que lá há grupos de jovens nas paróquias japonesas!!!!!! E também descobri a vida de uma santa japonesa, Santa Madalena de Nagasaki!

O japão é um país muito sedento de Deus, e a presença desses católicos por lá é simplesmente fantástica!! E a Internet, mais uma vez, nos possibilita conhecer essas realidades que nos cercam! Muito bom não é?!

Visitem o site, e deixem seu recado para o pessoal de lá! :)

A paz de Cristo esteja com todos vocês!

Giovanna

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Papa destaca a alegria própria do período da Páscoa

Pessoal, peguei essa reportagem no site da Canção Nova, sobre a audiência do Papa nessa quarta-feira em Roma, onde ele reafirma o valor da alegria desse período de Páscoa que estamos vivendo!

Aproveitem!!!

Quarta-feira, 15 de abril de 2009, 09h40

Rádio Vaticano


O Papa Bento XVI encontrou-se nesta manhã com os fiéis e peregrinos de todas as partes do mundo na Praça São Pedro, para tradicional audiência geral das quartas-feiras. O Santo Padre deixou Castel Gandolfo, onde se encontra desde a tarde do último domingo para um período de repouso após as intensas celebrações da Semana Santa.

Nesta manhã o Papa voltou a falar sobre a alegria espiritual desses dias de Páscoa, que nenhum sofrimento ou pena pode apagar, e que se baseia na certeza de que Cristo, com sua morte e ressurreição, triunfou definitivamente sobre o mal e a morte.

A novidade supreendente da ressurreição é tão importante que a Igreja não deixa de proclamá-la, prolongando sua recordação especialmente no domingo que é o dia do Senhor e a Páscoa semanal do povo de Deus.

"Para nossa fé e nosso testemunho cristão – disse o papa - é fundamental proclamar a ressurreição de Jesus como um fato real, histórico e comprovado por testemunhas críveis, e que diz respeito à toda a familia humana. Este evento mudou a vida das testemunhas oculares e ao longo dos séculos gerações inteiras de homens o acolheram com fé e o testemunharam, até mesmo com o martírio."

Como afirma Santo Agostinho, a ressurreição de Cristo é a nossa esperança, e ilumina, além do mais, toda a nossa peregrinação terrena. O mistério pascal é o coração de toda a mensagem evangélica, o núcleo central do nosso "Credo", no qual se cumprem as escrituras. Na Páscoa, Deus se revela a si mesmo e o poder do amor trinitário que aniquila as forças destruidoras do mal e a morte.

O Papa saudou os peregrinos em várias linguas e aApós a audiência o pontífice retornou a Castel Gandolfo.

Saudação em português

"Amados peregrinos de língua portuguesa, alegrai-vos e exultai comigo, porque o Senhor Jesus ressuscitou. A ressurreição de Cristo é a nossa esperança! Este pregão pascal ressoa por toda a terra: ressoa no coração dos brasileiros e dos portugueses de Lamego e da diocese de Coimbra! Com alegria, saúdo a comunidade do seu Seminário Maior que, há 250 anos, facilita esta passagem do testemunho da ressurreição, com a formação de novos arautos e servidores. Sobre todos, desça a minha Bênção."


Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=272734

A paz de Cristo esteja com todos vocês!

Giovanna

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Cristo Ressucitou! Aleluia!!!

Ah como é bom esse período! Como é bom celebrar a vitória de Cristo sobre a morte!

E por falar em coisas boas, que tal conhecer um pouquinho do país da peregrinação?

España!!!!

Encontrei essa matéria que dá apenas uma prévia de algumas cidades turísticas e regiões principais do país.

Aproveitem!!!!!

A Paz de Cristo esteja com todos vocês!

Giovanna

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Mais uma matéria sobre a Semana Santa

Olá pessoal! Estou postando mais uma matéria ótima sobre a Semana Santa pela qual estamos passando, o período mais importante do ano para a Igreja! É o pronunciamento do Papa!

Aproveitem!!!!

Bento XVI explica sentido da Semana Santa

Da Redação, com Agências

O Papa Bento XVI explicou na Catequese desta quarta-feira, 8, o itinerário do Tríduo Pascal, o conjunto de celebrações mais importante do ano para a Igreja, "que nos oferece a oportunidade para atualizar os mistérios centrais da Redenção"."A partir da tarde de amanhã, com a Missa da Ceia do Senhor, os solenes ritos litúrgicos nos ajudam a meditar de forma mais viva a paixão, morte e ressurreição do Senhor", disse.
.
Bento XVI sublinhou o "prelúdio" que é a "Missa Crismal", na qual se exprime "a plenitude do Sacerdócio de Cristo, assim como a comunhão eclesial que deve animar o povo cristão reunido para o Sacrifício Eucarístico e vivificado na unidade pelo dom do Espírito Santo". Nesta celebração se abençoam o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e se consagra o Santo Crisma.
.
Este ano, a Missa Crismal tem um significado particular, destacou o Santo Padre, "pois será quase como uma preparação ao Ano Sacerdotal, que eu convoquei por ocasião dos 150 anos da morte de Santo Cura de Ars, e que terá início no próximo dia 19 de Julho".Sobre a Celebração da Ceia do Senhor, quinta-feira à tarde, o Papa recordou que "esta celebração nos convida a dar graças a Deus pelo dom da Eucaristia, que devemos acolher com devoção e adorar com fé".
.
Por sua vez, a Sexta-feira Santa, "comemorando a paixão e morte de Jesus na cruz, é um dia de tristeza, mas ao mesmo tempo o momento propício para despertar a nossa fé, reforçar a nossa esperança e coragem para levarmos a nossa cruz, com humildade e confiança em Deus, na certeza do seu apoio e da sua vitória".Finalmente, "no grande silêncio do Sábado Santo, a Igreja vela em oração, partilhando os sentimentos de Maria - de sofrimento e de confiança em Deus".
.
"Este recolhimento vai-nos conduzir à Vigília pascal, onde explodirá a alegria da Páscoa. Será então proclamada a vitória da luz sobre as trevas, da vida sobre a morte e a Igreja se alegrará pelo reencontro com o seu Senhor", destacou o Papa.Ao final da Catequese, Bento XVI saudou os diversos peregrinos reunidos na Praça São Pedro.
.
Em sua saudação em língua portuguesa, o Papa disse:"Saúdo os peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente os estudantes brasileiros de Londrina e todos os participantes no encontro universitário internacional UNIV 2009, formulando os votos mais cordiais de uma feliz e santa Páscoa para cada um dos presentes, suas famílias e comunidades de estudo e de fé. Possam os dias do Tríduo Pascal fortalecer em todos a esperança e a coragem de levar a sua cruz com humildade, confiança e abandono em Deus, certos do seu apoio e da sua vitória. Com estes votos, dou-vos a minha Bênção Apostólica".
.
.
A paz de Cristo esteja com todos vocês!
.
Giovanna

terça-feira, 7 de abril de 2009

Patriarca latino de Jerusalém divulga mensagem para Páscoa

Rádio Vaticano



''Durante a Semana Santa, Deus nos dá a graça de reviver o evento da Salvação''.

O patriarca latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal, em sua mensagem para a Páscoa, exortou os cristãos a exercitarem a esperança e a renovação espiritual. No documento, o patriarca recorda os momentos mais importantes da Semana Santa, convidando os fiéis a se identificarem com Cristo.

Dom Twal narra os cinco eventos centrais da Semana Santa, ou seja, o Domingo de Ramos, a Quinta, Sexta e Sábado Santos, até a Ressurreição do domingo.

O patriarca latino de Jerusalém observa que não se tratam de eventos históricos celebrados, a cada ano, de modo piedoso, em permanecemos alheios ao drama neles contidos. De acordo com o bispo, os cristãos "estão dentro desse drama" e participam "do mistério da Salvação e o mistério de Salvação se cumpre neles".

"Durante a Semana Santa, Deus nos dá a graça de reviver o evento da Salvação: com Jesus e em Jesus passaremos da morte à vida, nos despiremos do homem velho, para nos revestir do homem novo. Esta semana é a síntese de toda a nossa vida cristã".

Em seguida, convidando os fiéis a não desviarem o olhar de Cristo, aquele que "nos toca e nos transforma de modo profundo", Dom Twal se detém sobre o Domingo de Ramos e sobre a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, "aclamado como um rei".

O patriarca chama a atenção para o fato que os cristãos devem compreender que Jesus "é o Messias eterno, o Salvador da humanidade, muito acima das nossas estruturas políticas e das nossas divisões".

Dom Twal volta a sua atenção para a Quinta-feira Santa, durante a qual Jesus se faz servidor de seus discípulos, retira-se sozinho para rezar, é detido e renegado por Pedro. "Quantas vezes também nós traímos a confiança do Senhor, dos nossos amigos e das pessoas que amamos?", pergunta ele. "E em cada um de nós existe um Pedro que tem a audácia de assegurar os milagres e a coragem de renegar."

Já na Sexta-feira Santa e Jesus é crucificado: "Ver Cristo na cruz é uma provação para a nossa fé. O nosso coração encontra-se dividido entre a compaixão e a rebelião": a primeira, porque vemos sofrer Aquele que só fez o bem; a segunda, porque vemos impotente Aquele que é Onipotente.

O Sábado Santo é chamado pelo patriarca do "dia do porquê": "As nossas esperanças desapareceram. O nosso único conforto nos é dado por Maria, a Mãe, que nos convida a ter fé, a esperar contra toda a esperança". "Maria crê com o coração, com toda a alma, com todas as suas forças. Façamos como ela", exorta Dom Twal.

Finalmente, chega a Páscoa da Ressurreição: "O Senhor nos espera na Galiléia, e a Galiléia é a Igreja, a nossa casa, todos os lugares para onde o Senhor nos envia a fim de que sejamos testemunhas alegres da sua morte e da sua ressurreição".

"Cristo ressuscitou verdadeiramente. A aventura pode continuar. Aliás, tudo pode recomeçar, tudo é novo! Para nós, para o nosso país e para a nossa pátria. A salvação se realizou e deve ser anunciada a todos os homens", conclui o patriarca.

Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=272686

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Papa explica aos jovens sentido da cruz: renúncia de si mesmo

Por Inma Álvarez

CIDADE DO VATICANO, domingo, 5 de abril de 2009 (ZENIT.org).-

Com sua morte na cruz, Jesus mostrou a lei fundamental da existência humana: aquele que se apega a sua vida, perde-a; e quem renuncia sua vida neste mundo, a guardará para uma vida eterna. Foi o que afirmou hoje o Papa aos jovens presentes na celebração do Domingo de Ramos em Roma, para a XXIV Jornada Mundial da Juventude.

A celebração na Praça de São Pedro acolheu os jovens da diocese de Roma, assim como dois grandes grupos procedentes de Sydney (Autrália) e Madri (Espanha) para a cerimônia de entrega da Cruz e do Ícone da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu depois da Missa, durante ao Ângelus.

«Quem quer ficar com sua vida para si, viver só para si mesmo, abraçar tudo para si e desfrutar todas as possibilidades – precisamente este perde a vida. Esta se converte em fugaz e vazia», explicou o Papa aos jovens, durante a homilia.

«Só o abandono de si mesmo, só no dom desinteressado do eu a favor do tu, só no «sim» à vida maior, própria de Deus, também nossa vida chega a ser ampla e grande», acrescentou.

A Cruz portanto revela o mistério do amor, pois este «significa abandonar-se a si mesmo, doar-se, não querer possuir a si mesmo, mas ser livre: não prender-se a si mesmo – o que será de mim –, mas olhar adiante, para o outro – para Deus e para os homens que Ele me envia».
Esta verdade não deve ser vista como algo abstrato, explicou, mas que «na realidade concreta, não se trata simplesmente de reconhecer um princípio, senão de viver sua verdade, a verdade da cruz e da ressurreição».

«O grande "sim" do momento decisivo em nossa vida – o "sim" à verdade que o Senhor nos põe diante – deve ser depois cotidianamente reconquistado nas situações de todos os dias, nas quais, sempre de novo, devemos abandonar nosso eu, colocar-nos à disposição, quando no fundo queríamos, ao contrário, agarrar-nos a nosso eu», acrescentou.

A uma nova vida reta, afirmou o Papa, «pertence também o sacrifício, a renúncia. Quem promete uma vida sem este sempre novo dom de si, engana as pessoas. Não existe uma vida com realização sem sacrifício».Aceitar, portanto, a cruz na própria vida, explicou Bento XVI aos jovens, supõe que «a glória de Deus, seu senhorio, sua vontade é sempre mais verdadeira que meu pensamento e minha vontade».

A oração consiste em «aprender esta ordem justa da realidade, aceitá-la intimamente; confiar em Deus e crer que Ele está fazendo o justo; que sua vontade é a verdade e o amor; que minha vida chega a ser boa se aprendo a aderir a esta ordem».

«A vida, morte e ressurreição de Jesus são para nós a garantia de que podemos verdadeiramente confiar em Deus. É desta forma que se realiza seu Reino».
Este sinal da cruz, acrescentou o Papa aos jovens, «vai de um lado a outro do mundo, de mar a mar. E nós acompanhamos. Progredimos com ela no caminho e encontramos assim nosso caminho».

«Quando tocamos a Cruz, e mais, quando a levamos, tocamos o mistério de Deus, o mistério de Jesus Cristo», acrescentou, mas «também a lei fundamental, a norma constitutiva de nossa vida, ou seja, o fato de que sem o «sim» à Cruz, sem caminhar em comunhão com Cristo dia a dia, a vida não pode ir bem».

«Quem quer reservar sua vida para si mesmo, a perde. Quem entrega sua vida – cotidianamente, nos pequenos gestos que fazem parte da grande decisão – este a encontra. Esta é a verdade exigente, mas também profundamente bela e libertadora, na qual queremos entrar passo a passo durante o caminho da Cruz através dos continentes», concluiu.


sexta-feira, 3 de abril de 2009

Notícias

A acolhida da Cruz da Jornada será realizada dia 10 de abril, Sexta-Feira Santa, na Catedral De La Almudena, Madri. A Cruz será acolhida no rito de Adoração da Cruz, e será mostrada à assembléia na primeira invocação "Eis o lenho da Cruz". Em seguida será feita uma procissão.

O site http://www.deleju.org/ (Delegação Diocesana de Infância e Juventude da Arquidiocese de Madri) trará várias informações sobre a jornada. A arquidiocese também lançou o que futuramente será o site oficial da Jornada. Está na sessão links!

Fontes:
http://www.deleju.org/
http://blogdojonas.wordpress.com/2008/10/09/arquidiocese-de-madrid-lanca-o-futuro-site-da-jmj-2011/

A Paz de Cristo esteja com todos vocês!

Giovanna

Fonte:

Lembranças da Alemanha

Boa tarde pessoal! Aqui estou colocando as fotos da Alexandra, uma das organizadoras do pessoal da minha paróquia para a JMJ em Madri. Ela foi na JMJ na Alemanha, em 2005! Demais!!!!!

Vamos às fotos!

Arco do Triunfo em Paris - França


Visita ao Santuário de Sta. Teresinha do Menino Jesus - Lisieux - França


Igreja de Santa Terezinha do Menino Jesus - Lisieux - França (ai q lindo!)


Relíquias de Santa Teresinha (pedaço do osso) - Lisieux - França


Torre Eiffel - Paris - França


Mont-Saint-Michel


Eucaristia Mont-Saint-Michel


Relíquias dos 3 reis Magos!! - Colonia - Alemanha


Vigília com o Papa - Colonia - Alemanha


Olha o Papa aí..... rsrs! - Colonia - Alemanha



Galera reunida esperando o Papa! - Colonia - Alemanha


Meninas esperando o Papa - Colonia Alemanha


Encontro do Caminho Neocatecumenal com os iniciadores Kiko, Carmen e Pe. Mario
- Colonia - Alemanha


Pessoal em Colonia - Alemanha


Catedral de Colonia - Alemanha

Vendo essas imagens, só penso: "Ai que vontade de ir"! rsrs

Se Deus quiser, estaremos juntos em Madri!

A Paz de Cristo esteja com todos vocês!

Giovanna

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Contagem Regressiva!

Olá pessoal! Coloquei uma contagem regressiva no Blog! Ta meio "quadrada" mas por enquanto vou deixar essa, se achar uma mais bonitinha ou o gadget do Blogger estiver funcionando eu mudo hehehe :)

A Paz de Cristo esteja com vocês!!!!!!!

Giovanna
Locations of visitors to this page